Pessoas com periodontite têm nove vezes mais chances de morrer de Covid-19, afirma estudo
Saúde
Segundo a Academia Europeia de Odontologia, inflamações na gengiva e má higiene bucal aumentam os riscos de contaminação pela Covid-19, pois favorecem a infecção e facilitam a entrada do vírus no sistema vascular. Além disso, indivíduos com diabetes, obesidade e cardiopatia também são mais propensos a problemas bucais e, consequentemente, às complicações por coronavírus. Aqueles com periodontite têm 3,5 vezes mais chances de serem internados em UTIs e 4,5 vezes mais possibilidades de precisarem de ventilação mecânica caso sejam contaminados pelo vírus.
Nesse sentido, é mais do que fundamental dedicar uma atenção maior à saúde bucal. “A saúde realmente começa por ela. Fazer a limpeza diariamente é tão importante como higienizar o restante do corpo, que precisa ser visto de forma integrada”, explica Fernanda da Silva Prado, odontóloga e auditora da CAPESESP, responsável técnica pela operação do plano odontológico da Entidade.
Atenção redobrada às cáries
Pacientes com cárie também devem ficar atentos. Afinal, suas bactérias podem cair na corrente sanguínea e gerar aceleração de problemas cerebrais, cardíacos, pulmonares, gestacionais, entre outros, principalmente quando o indivíduo já possui outras doenças.
Segundo a odontóloga, 95% da população já teve sangramento gengival. E, neste momento de pandemia, é primordial cuidar da saúde bucal com atenção redobrada. “Muitas pessoas deixam de se tratar por medo de contaminação em consultórios, o que resulta em maior incidência de cáries e de doenças gengivais em estágios avançados e com consequências graves. A manutenção do tratamento é a solução mais segura. Durante os atendimentos, os profissionais seguem todos os protocolos de higiene para proteção dos pacientes”, explica a especialista.
Conselho de Odontologia de Roraima abre inscrições para nova diretoria
Atualidade
No dia 1º de outubro de 2021, acontecerão as eleições para a renovação da composição do Conselho Regional de Odontologia de Roraima. Dentre as atribuições do conselho, estão a deliberação sobre inscrição e cancelamento de profissionais registrados, fiscalização do exercício da profissão, discussão acerca de assuntos referentes à ética profissional, entre outras.
As inscrições serão recebidas até às 14h do dia 1º de setembro. Edital e mais informações estão disponíveis no site do CRO-RR .
Julho Laranja: campanha incentiva o atendimento ortodôntico infantil
Saúde
A campanha ‘Julho Laranja’ é uma iniciativa dos profissionais ortopedistas funcionais dos maxilares e ortodontistas, buscando conscientizar a população sobre a importância de realizar a primeira consulta ortodôntica ainda na infância. A relevância da campanha se dá, principalmente, porque muitos responsáveis acreditam que o aparelho ortodôntico só pode ser utilizado a partir da adolescência.
Stella Faria Dumke, dentista especializada em Ortodontia e Odontopediatria, explica que não é bem assim. “As funções da boca desempenham um papel importante na estimulação adequada do crescimento, do estabelecimento da postura, do amadurecimento dos sentidos e no equilíbrio dos sistemas corporais. Portanto, perceber precocemente qualquer pequena alteração nesse processo é dever de todo profissional de saúde”, conta.
De acordo com a profissional, identificar más-oclusões ainda na infância é fundamental para elaborar um tratamento que dê mais qualidade de vida para os pequenos. “Na verdade, desde a barriga da mãe é possível acompanhar o desenvolvimento craniofacial do bebê e orientar a futura mamãe sobre a posição certa de amamentá-lo, como introduzir alimentos sólidos e fibrosos na dieta e, finalmente, orientar sobre o momento certo de intervir de maneira simples, com pistas diretas ou ajustes oclusais ou de maneira mais complexa com aparelhos ortopédicos e ortodônticos, caso seja necessário”, explica Stella.
O ‘Julho Laranja’ é de extrema importância para os profissionais da Odontologia e, principalmente, para os pequenos pacientes atendidos por eles. Sendo assim, cabe aos dentistas realizar um acompanhamento adequado e dar as orientações necessárias aos responsáveis. Para saber mais sobre a campanha, clique aqui .
Tabela de que?
Marketing e Gestão
Hoje falaremos um pouco sobre precificação. Algo que todos os profissionais liberais deveriam se preocupar em entender bem, uma vez que isso é fundamental para o seu negócio. Precificar é uma mistura de arte com conhecimentos contábeis, e não uma tabela pronta. Explico: arte porque o preço de venda alto só é viável com a percepção de valor do cliente. A venda deste valor exige talento e muitos conhecimentos que não são adquiridos nos cursos tradicionais de Odontologia, bem como conhecimentos contábeis.
Discos IPS e.max ZirCAD LT disponíveis em 9 novas cores
Produto
Foram disponibilizadas 9 novas tonalidades para os discos IPS e.max ZirCAD LT, da Ivoclar Vivadent. São elas: A3.5, A4, B3, B4, C1, C3, C4, D3, D4, nas 3 espessuras de 14mm, 18mm e 25mm. O material, produzido com óxido de zircônio de alta resistência, é indicado para restaurações de um único dente e pontes de longo vão. Além disso, a conclusão das restaurações pode ser feita utilizando uma boa variedade de técnicas, incluindo procedimentos monolíticos, de infiltração, de revestimento parcial e de cobertura total.
Para saber mais sobre o produto, clique aqui .
Sorte? Ô sorte…
Professor Convidado
Quanta sorte você precisa ter na vida para ser uma pessoa de sucesso? No artigo de hoje, Eduardo Picanço promove uma reflexão sobre quais elementos além da sorte você precisa ter para ter uma vida profissional bem sucedida e satisfatória. Confira abaixo!