in

Cirurgião-dentista, qual o seu dia?

Cirurgião-Dentista

25 de Outubro é a data comemorativa do Cirurgião-Dentista no Brasil. Pelo menos é esta a convenção, certo? Mas você sabe por quê?

Primeiramente, um spoiler. Em 2020 lançarei um livro provocativo, analítico e reflexivo fazendo várias conexões com a nossa realidade mercadológica caótica atual (presente), nossas origens (passado) e o que existem de previsões para o futuro da arte-ciência Odontologia. Aliás, esse futuro que conta com mais de 100 pessoas, principalmente cirurgiões-dentistas, que respiram, transpiram e inspiram Odontologia no Brasil

Creio eu, que o sentido de celebrarmos “algo” em uma determinada data, se deva ao fato de que esta data tenha sido de extrema relevância para o “algo”, certo? Então eu pergunto: você sabe exatamente o que ocorreu de tão especial em 25 de outubro para a nossa arte-ciência e em que contexto?

De fato, a interessantíssima história de nossa arte-ciência que nos faz refletir sobre além de nossa data comemorativa, também sobre os nossos patronos, juramentos e etc, estão no livro. Mas por hora vamos direto para 19 de abril 1879.

Decreto  lei nº 7.247, artigo 24:

“A cada uma das Faculdades de Medicina ficam anexos: uma Escola de Farmácia, um Curso de Obstetrícia e Ginecologia e um outro de Cirurgia Dentária.”

Antes disto, éramos barbeiros cirurgiões de classes sociais MUITO baixas e renegadas pelos médicos, que até então ainda não viam com bons olhos o procedimento cirúrgico.

Já em 25 de outubro de 1884, 5 anos depois, o Decreto lei nº 9311 dizia que:

“Às Faculdade de Medicina seria permitida a abertura de um Curso de Odontologia EM ANEXO”

Vocês entenderam? Em ANEXO!

Em outras palavras, nós fomos retirados do Curso de Medicina, e voltamos à condição de técnicos!!!!

O curso em ANEXO, não possuía corpo docente. Ou seja, era ministrado por pessoas que não tinham o título de professores. Desse modo, passamos para um curso de nível técnico e não superior. Os dois anos na verdade compreendiam, no total, não mais que 15 dias de cada disciplina, com exceção de prótese dentária e clínica que tinham o dobro.

Freitas S.F.T. em “História Social da cárie dentária” de 2001, faz uma análise muito interessante do fato:

“A criação do primeiro curso de Odontologia do Brasil no ano de 1884 evidenciava o caráter eminentemente prático da profissão emergente, além do seu status inferior à medicina”.

Então, vamos juntos rever e escrever a história da linda profissão-arte-ciência Odontologia?

Portanto, em todos os dias do ano, PARABÉNS a todo Cirurgião-Dentista que tem esta profissão como VOCAÇÃO. A todos que estudam e se dedicam à ciência, que respeitam os códigos de ética, que têm o SER HUMANO à frente da face, da boca e dos dentes. Aquele cuja estética é consequência NATURAL da busca da função e saúde bucal, que só invade os tecidos dentários em atos cirúrgicos extremamente necessários ao CUIDADO. Aquele que usa, e sabe usar, a tecnologia a seu favor. Que entende o “Marketing” em sua concepção científica de saber ofertar. E, principalmente hoje, que usa os meios de comunicação digital como canais fantásticos para a geração de informação verdadeira e edificante.

Surpreendentemente, com 25 anos de formado e mais de 15 anos como consultor, vi de tudo um pouco e fiz de tudo um pouco na Odontologia. Errei e acertei. E acredito que o futuro da odontologia é hoje. Portanto, cabe a cada profissional fazer certo a coisa certa.

Erramos? É passado… Vamos hoje, no presente, desenharmos um futuro consciente e responsável.

“Boraaaa”.

Autor: Ricardo Lenzi
Cirurgião-dentista graduado pela FOP Unicamp em 1995; Empreendedor; Especialista com MBA em Gestão e Marketing em Saúde; Co-fundador do Altera – Centro de Inteligência em Serviços; Co-Autor do livro: “Qual o seu negócio em Odontologia? – A pergunta que não pode ficar sem resposta”; Proprietário, Consultor, Mentor e Palestrante pela LENZI – Consultoria & Mentoria. 

implante

Perfil de emergência em prótese sobre implante

periodontite

Periodontite em pacientes com diabetes: recomendações clínicas