in

Julho chegou!

Quais são seus desejos pra este mês? Por aqui, esperamos que ele passe rápido, traga muitas vacinas, dinheiro$ e inspiração pra corrermos atrás das nossas conquistas. Seja bem-vindo!

Assembleia Conjunta do CFO e dos CROs apresenta benefícios da implantação do novo sistema integrado de gestão

Atualidade

Da esq. para dir.: Luiz Evaristo Volpato (Tesoureiro do CFO), Cláudio Miyake (Secretário-Geral do CFO), Juliano do Vale (Presidente do CFO) e Tessa Botelho (Vice-Presidente do CFO)
Em Assembleia Conjunta realizada com o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os presidentes dos Conselhos Regionais, ficaram evidentes os benefícios advindos da implantação do novo sistema integrado de gestão, que contou com a migração de duas décadas de dados dos inscritos no Sistema CFO/CROs.

Esse novo modelo informatizado garante um acesso mais flexível e seguro para os usuários, além de evitar o retrabalho de coleta de informações e a necessidade de reinseri-las no sistema utilizado de forma manual. Agora todas as informações estão reunidas em uma única plataforma, que conta com um tráfego mais fluido e intuitivo.

Um dos principais benefícios que o novo sistema integrado de gestão trouxe é a possibilidade de realizar serviços, que antes eram feitos apenas presencialmente, pela internet. Além disso, a plataforma permite a realização de pré-cadastro de profissionais e empresas de todas as categorias, impressão de boletos, requerimentos diversos, impressão de certidão de regularidade, consulta pública de profissionais, entre outras facilidades.

Juliano do Vale, presidente do CFO, faz um agradecimento a todos os envolvidos na elaboração do Sistema CFO/CROs. “É muito satisfatório presenciar o empenho e dedicação dos Conselhos Regionais para melhoria contínua do trabalho realizado. É tempo de transmitir o que há de melhor em nós, como pessoas, cirurgiões-dentistas e gestores para reconduzir a Odontologia ao patamar que ela sempre esteve, a Odontologia brasileira é referência mundial. Que possamos seguir em frente defendendo, cada vez mais, a valorização profissional a fim de fortalecer a dignidade da população, seja por meio dos serviços de qualidade, de ambientes e materiais de primeira, de investimento na rede pública, entre outras atuações, para essa e futuras gerações. Acima de tudo somos cirurgiões-dentistas, agentes de promoção de saúde, exemplos de luta em prol de uma Odontologia digna e com conforto para toda a população”, finalizou.

Universidade da Califórnia em Los Angeles identifica barreiras que dificultam acesso ao atendimento odontológico no estado

Atualidade 

A Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) identificou recentemente três dos principais fatores que dificultam o acesso da população ao atendimento odontológico no estado. São eles:   

  •  Existem menos dentistas per capita em algumas partes do estado;  

  •  Cerca de 79% dos dentistas do estado não atendem pacientes de baixa renda que dependem do Medi-Cal;  

  •  Apenas 8% dos dentistas do estado são latinos ou negros, em comparação com 60% da população adulta de baixa renda do estado em geral.   

Além dos problemas citados acima, a UCLA ainda se deparou com o fato de que aproximadamente 23% dos dentistas têm 60 anos ou mais e se aproximam da idade de aposentadoria, enquanto apenas 9% dos dentistas se formaram no curso de Odontologia nos últimos cinco anos.  

Essa grande diferença prejudica o acesso à saúde bucal da população californiana e residentes de baixa renda. Segundo a Pesquisa de Entrevista de Saúde da Califórnia de 2019, 32% dos residentes do estado são adultos com renda inferior a 200% do nível de pobreza federal. Além disso, estudos anteriores mostraram que os californianos de baixa renda têm pior saúde bucal e menos acesso a atendimentos odontológicos do que os residentes com renda mais alta.  

O estudo recente observa que, em algumas regiões, há um número reduzido de dentistas per capita, uma grande proporção de adultos de baixa renda e uma pequena porcentagem de dentistas que atendem pacientes com Medi-Cal. “Esses fatores perpetuam as disparidades de renda, tanto no acesso à saúde bucal, quanto no estado de saúde bucal dos californianos de baixa renda”, revela Nadereh Pourat, PhD, diretora associada do centro e autora principal do estudo.  

Dados do Dental Board of California, da California Dental Association e da California Health and Human Services, analisados pelos pesquisadores da UCLA, mostraram, ainda, que:    

  •  39% dos adultos de baixa renda da Califórnia relataram que sua saúde bucal era razoável ou ruim;  

  •  41% dos adultos de baixa renda da Califórnia não haviam visitado o dentista no ano anterior;  

  •  23% dos dentistas do estado tinham 60 anos ou mais.   

Embora 53% dos adultos de baixa renda do estado fossem latinos e 7% fossem negros, apenas 6% dos dentistas praticantes eram latinos e 2% eram negros.  

Segundo Nadereh Pourat, os dados analisados mostram claramente a importância do aumento da participação dos dentistas no Medi-Cal. “Ferramentas de políticas para incentivar a participação têm sido usadas para crianças de baixa renda e podem ser adaptadas para adultos de baixa renda”, aponta.  

As sugestões apresentadas pelos pesquisadores giram em torno da expansão das funções de higienistas e terapeutas dentais para reduzir a carga sobre os dentistas. Além disso, sugerem também que os profissionais de Odontologia usem clínicas móveis para levar cuidados de saúde bucal a bairros carentes e oferecer, pelo menos, algumas consultas ou diagnósticos básicos, por meio de dispositivos habilitados para web, para aqueles que não podem ir imediatamente ao consultório dentário.  


Estudantes de Odontologia da UCPel realizam ação em UBS com gestantes

Atualidade

(Foto: Divulgação – DP)

Estudantes do curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promoveram uma ação preventiva de saúde bucal para gestantes que estavam sendo atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pestano. A iniciativa aconteceu nos dias 29 e 30 de junho e foi feita em parceria com os integrantes do grupo de extensão “Atenção odontológica nos primeiros mil dias de vida”.  

Na ocasião, as pacientes da UBS receberam uma consulta odontológica semelhante ao atendimento de rotina feito com a grávida. No entanto, o foco dessa vez era a saúde da boca da mãe e do bebê. O trabalho foi acompanhado pelas professoras Luisa Oliveira e Beatriz Bidigaray.  

Aproximadamente 20 mulheres foram beneficiadas pela ação. Todas receberam um kit de higiene bucal. Os atendimentos foram feitos com hora marcada e com todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. Pacientes que relataram problemas foram examinadas pelos alunos e integrantes do projeto. Os casos que precisavam de tratamento foram encaminhados para a clínica odontológica da universidade. 


Legende seus vídeos automaticamente e sem complicações!

Marketing e Gestão 

Se você nunca pulou os stories de alguém porque não podia/queria ativar o áudio, que atire a primeira pedra! Mas, para nossa sorte, os usuários começaram a legendar os vídeos e, se você também cria conteúdo para as redes sociais nesse formato, está mais do que na hora de apostar nessa funcionalidade! 

 Além de ser um ponto bastante positivo no que diz respeito à acessibilidade do conteúdo, as legendas também são úteis para aqueles que querem consumir os conteúdos quietinhos, no silêncio, etc e tal.   

No vídeo abaixo, é explicado o passo a passo para legendar seus vídeos sem complicação. De nada! 

A post shared by @plugcitarios

Conheça as resinas de impressão 3D NightGuard Flex e NightGuard Firm

Produto

A SprintRay anunciou recentemente suas duas novas resinas de impressão 3D: a NightGuard Flex e NightGuard Firm. Com elas, os médicos conseguem projetar e imprimir protetores bucais de forma prática para os seus pacientes. 

O NightGuard Flex permite a confecção de protetores bucais confortáveis e flexíveis à temperatura corporal. Sua velocidade de impressão é 2x mais rápida e reduz desperdícios. Já o NightGuard Firm promete força e estética para pacientes que procuram aparelhos oclusais de alta resistência. Ele ainda promete velocidade de impressão mais rápida e maior durabilidade.  

Para saber mais, clique aqui


Rei Leão na Odontologia: efeito manada!

Professor Convidado

Analogia com filmes da Disney? Temos! O texto de hoje apresenta uma discussão sobre o efeito manada. Sabe quando um procedimento começa a bombar e todos os dentistas começam a buscar especialização nisso? Acontecendo este efeito manada, o tal procedimento começa a cair devido ao alto número de profissionais no mercado fazendo os mesmos procedimentos e, consequentemente, o preço também despenca.  

Quer saber como evitar que esse tipo de situação aconteça? Confira abaixo! 


Já volto!

A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!


Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.

Inscreva-se  e não perca nenhuma novidade!

Envie seu conteúdo para o Odontz!

Você achou mesmo que eu iria sair de baixo das cobertas?