in

Notícia boa é notícia compartilhada

Então já sabe! Depois que você apreciar a sua Newz até o final, compartilha com aquele amigo que a-do-ra começar o dia bem informado. Boa terça! <3

Protocolos de biossegurança garantem consultas odontológicas mais seguras em meio à pandemia de Covid-19

Saúde

A pandemia de Covid-19 e o constante medo de infecção pelo vírus fez com que muitas pessoas adiassem e até abandonassem as consultas odontológicas regulares. Isso fez com que a incidência de cáries, doenças gengivais e outros problemas crescesse consideravelmente neste período.

A boca é uma das portas principais de entrada do vírus. Por isso, manter as consultas de rotina e cuidar bem da saúde bucal também são essenciais para a prevenção. Além disso, vários protocolos de biossegurança têm sido adotados pelas equipes que atuam nos consultórios, visando mais segurança e promovendo o estímulo necessário para que os pacientes retomem o cuidado com a saúde bucal.

Em diversas clínicas e ambulatórios, cuidados com a limpeza e desinfecção dos ambientes têm sido intensificados desde o início da pandemia. A maioria deles segue as orientações contidas no Manual de Boas Práticas em Biossegurança para Ambientes Odontológicos, editado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), que têm como base os cuidados a serem adotados no ambiente clínico não só pelo cirurgião-dentista e equipe auxiliar, mas também pelos pacientes.

Segundo a cirurgiã-dentista Ana Carla Robatto, as mudanças nas rotinas incluíram a intensificação de cuidados que já existiam. “Incluímos uma pré-lavagem do espaço antes da imersão em detergente enzimático usado em hospitais. Passamos a fazer a checagem da limpeza dos instrumentais com uma lente de aumento. Além disso, a proteção de superfícies e os protocolos de desparamentação (remoção dos EPIs) também tornaram-se mais rígidos no cenário pandêmico”, detalha a profissional.

Dia a dia no consultório

Na Éfika Odontologia Digital, uma série de ajustes foi feito para garantir a segurança dos pacientes. Antes da consulta, é preciso responder um formulário digital para triagem de sintomas sugestivos da Covid-19. Depois, o paciente recebe um vídeo com instruções para o dia da consulta. Ao chegar ao consultório, o paciente recebe óculos de proteção, protetores de sapato e touca. A sala de espera é exclusiva, uma vez que a clínica só atende um paciente de cada vez por horário, mediante agendamento prévio. Ali, a temperatura corporal e a saturação de oxigênio são aferidas. Após sentar-se na “cadeira de dentista”, a máscara do paciente é adequadamente guardada numa embalagem descartável.

No final da consulta, os pacientes são orientados a dar prosseguimento aos cuidados ao chegarem em casa após a consulta odontológica. Entre as dicas que recebem, estão: retirar os sapatos na entrada, não tocar em nada antes de se higienizar, higienizar celular e óculos com álcool 70%, tomar banho assim que chegar em casa e manter a higiene bucal em dia. “Os prejuízos da negligência para com a saúde bucal são imensuráveis. Precisamos continuar nos protegendo contra a Covid-19 sem, no entanto, esquecer de que as outras doenças, inclusive aquelas que afetam a boca e os dentes, não deixaram de existir e precisam ser prevenidas e tratadas”, conclui Ana Carla Robatto.


Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu expande serviços de Odontologia no município e em Barra de São João

Atualidade

O sorriso tem muito poder e isso é fato. Ele é capaz de estreitar amizades, iniciar um romance e até mesmo abrir as portas para um futuro emprego. Pensando nisso, a Coordenação de Odontologia de Casimiro de Abreu tem se esforçado para melhorar o atendimento à população.

De acordo com o planejamento, em 30 dias, quatro consultórios odontológicos serão ativados nos postos Nestor Porciano (Santa Terezinha), Odino Miranda (BNH), Jomar Tardelli (Peixe Dourado) e José Carlos Pinto, esses últimos em Barra de São João. A ativação desse serviço tem como objetivo reduzir ao máximo os problemas enfrentados pelas Estratégias de Saúde da Família, principalmente em Barra de São João. “Estamos levando para o ESF de Peixe Dourado, serviços de tratamento de canal e num futuro breve dispor o José Carlos Pinto de cirurgias odontológicas. Também em um dos postos de Barra, levaremos o serviço de periodontia”, revela o coordenador municipal de saúde bucal, Almir Mendes dos Santos.

O Centro de Especialidades do Município é do “Tipo 1”, ou seja, próprio para três cadeiras. Com a ativação dos serviços, Casimiro pode mudar de posição, indo para o “Tipo 2”, com o funcionamento de quatro cadeiras odontológicas, o que garante a possibilidade de implantação de mais serviços de Odontologia. “Com esses serviços funcionando, é como se tivéssemos dois CEOs no Município. A população de Barra será muito beneficiada com essas novas especialidades”, finaliza Almir.


Prevenção de doenças gengivais pode ajudar a economizar bilhões em custos com a saúde

Saúde

Segundo a Federação Europeia de Periodontia (EFP), a prevenção de doenças gengivais é capaz de economizar bilhões em custos de saúde com tratamento e proporcionar benefícios à saúde bucal das pessoas.

A EFP encomendou à Economist Intelligence Unit (EIU), divisão de pesquisa e análise do Economist Group, um estudo abrangente sobre o custo financeiro e humano das doenças gengivais na França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e no Reino Unido. Foi identificado na pesquisa que a periodontite pode ser evitada através de uma boa higiene oral e visitas regulares ao dentista. No entanto, o progresso na disseminação de informação, prevenção e tratamento da periodontite na Europa Ocidental caminha a passos lentos, com a prevalência permanecendo praticamente inalterada nos últimos 25 anos.

Visitas ao consultório odontológico

O custo elevado das consultas odontológicas faz com que muitas pessoas só visitem o dentista quando têm algum problema, principalmente se houver dor envolvida. Além disso, o fato da maior parte do tratamento de periodontite, se não todo ele, ser pago por pacientes ou seguros privados na Espanha e na Itália, faz com que as famílias de baixa renda não tenham acesso a esse tipo de serviço.

Embora o atendimento odontológico no Reino Unido e na França, na teoria, seja gratuito, o relatório aponta que apenas parte dos procedimentos odontológicos envolvidos no tratamento da periodontite são cobertos. O restante dos custos são pagos pelo próprio paciente.

Depois de fornecer evidências de que o gerenciamento profissional da periodontite é econômico, o relatório argumenta que “atendimento odontológico coberto publicamente para periodontite merece uma revisão dos legisladores e comissários em toda a Europa” aponta a EFP.

Com isso, o estudo busca captar a atenção dos formuladores de políticas nos seis países estudados, enfatizando os benefícios econômicos e sociais da ação no tratamento precoce da periodontite e argumentando que novas formas de pensar sobre a saúde gengival são necessárias para aumentar a conscientização e ação em nível nacional.

Recomendações

Com base nos dados coletados, a EFP fez quatro recomendações para mudar esse quadro. Em primeiro lugar, o relatório afirma que a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da periodontite são custo-efetivos. Os bons hábitos domiciliares com a saúde bucal são extremamente importantes para a prevenção da gengivite e da periodontite.

Esforços para eliminar a gengivite, evitando a progressão para periodontite, reduziriam custos consideráveis ​​em 10 anos em comparação com o “business as usual”, variando de 7,8 bilhões de euros na Holanda a 36 bilhões de euros na Itália, segundo o relatório. Portanto, deve-se dar ênfase e disseminar informações sobre autocuidado e prevenção, tanto do ponto de vista individual quanto social.

Em segundo lugar, o relatório afirma que é necessária uma melhor integração dos cuidados de saúde dentais e gerais. Ou seja, compartilhar informações entre disciplinas pode melhorar o atendimento ao paciente, por causa dos fatores de risco comuns compartilhados por algumas condições de saúde dentária e física, além de contribuir significativamente para a pesquisa de saúde geral e odontológica.

A terceira recomendação do relatório aponta que é necessária uma sinergia de campanhas de saúde pública individuais e sociais. Um sem o outro agravaria as desigualdades em saúde bucal dentro e entre os países. Por isso, a prevenção em nível social é crucial, pois é altamente prevalente em áreas carentes.

Além disso, o relatório afirma que as campanhas individuais de saúde pública precisam dar atenção especial às comunidades mais pobres e incorporar prevenção e intervenção precoce em ambientes comunitários para a prevenção de cáries e doenças gengivais.

Por fim, o relatório afirma que o custo das consultas, muitas vezes, é uma barreira para o tratamento precoce de muitas pessoas. Por isso, o atendimento odontológico precisa ser mais acessível.

Fonte: Dentistry Today


Sobre a importância de se dar uma folga

Marketing e Gestão

Ter o próprio negócio exige muita, mas muita responsabilidade e, principalmente, estar atento a todos os processos, dar orientações, resolver problemas, entre outras funções. Com isso, já dá para ter uma ideia de que empreender é ter que conciliar diversas tarefas e, frequentemente, muitas pessoas não dão conta e surtam! E o grande segredo para que isso não aconteça – ou a melhor saída, caso isso já tenha acontecido – é respirar! Se dar uma folga, tirar uns dias de férias.

“Mas quem vai cuidar de tudo?”

Com muito planejamento, você consegue não só adiantar alguns processos, como delegar algumas tarefas aos seus funcionários. Faça uma lista do que deve ser feito, veja o que pode ser adiantado e convoque uma reunião para estabelecer as tarefas que não poderão ser cumpridas com antecedência.

“E o que eu faço depois disso?”

Descansa! Tire um tempo para se desligar completamente de tudo. Desconecte-se do seu WhatsApp de trabalho. E-mails? Só quando voltar! Deixe avisado que você só deve ser notificada em casos de extrema urgência. Afinal, a missão agora é cuidar de você. Faça aquela viagem que estava adiando há tempos. Passe mais tempo com a sua família. Leia um livro. Marque um horário naquele spa que sempre quis ir. O importante é tirar um tempo para focar em você, se reconectar e relaxar. Pode ter certeza que depois desse descanso, você vai estar renovada e com uma outra visão sobre a sua rotina de trabalho. 


Top Dam: a escolha ideal para procedimentos de clareamento dental

Produto

O Top Dam, da FGM, é uma barreira gengival fotopolimerizável que traz uma série de benefícios para o cirurgião-dentista. Ela é indicada para a proteção do tecido gengival durante o clareamento dental com peróxido de hidrogênio a 35% e como auxiliar de vedação no isolamento absoluto.

Benefícios:

·         Excelente poder de vedação

·         Resina resiliente

·         Fácil remoção

Quer saber mais sobre o produto? Clique aqui.


Manutenção da arquitetura gengival e personalização de componentes protéticos

Professor Convidado

A colocação de próteses dentárias envolve uma série de procedimentos e cuidados para que o resultado seja satisfatório e não interfira no dia a dia do paciente. No vídeo de hoje, o professor Luiz Phelipe Simões traz uma série de dicas que vão ajudar a melhorar o dia a dia clínico e cirúrgico dos cirurgiões-dentistas. Além da preservação dos tecidos moles e duros, o professor fala sobre como aperfeiçoar alguns cuidados para oferecer uma situação clínica mais agradável aos pacientes.

Para conferir o material, clique aqui.


Já volto!

A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!


Prazer, Newz com Z! Somos uma newsletter gratuita, destinada aos profissionais de Odontologia que buscam informações de maneira diferenciada e descontraída. Falamos sobre as últimas notícias de Odontologia, saúde, atualidade, redes sociais, moda, empreendedorismo e o que mais der na telha.

Inscreva-se  e não perca nenhuma novidade!

Café fresquinho, coração quentinho

Afinal, de quem é a HOF: médicos ou dentistas?