in

Quem vamos cancelar hoje?

O paciente que não para de falar nem com o sugador na boca? O entregador que está atrasado com o seu almoço? O colega que bebeu o café todo? Nem precisa dizer que estamos meio virados hoje… :@

Mercedes-Benz avança com projeto de unidades móveis de saúde

Saúde

A Mercedes-Benz deu mais um passo em seu projeto de levar serviços de saúde a regiões remotas e comunidades carentes do Brasil. Duas das oito carretas programadas para as ações já estão funcionando. A primeira, em parceria com o Instituto Luz para Vida, está realizando atendimentos odontológicos em Betim (MG), enquanto a outra, com a SAS Brasil, está treinando profissionais de Campinas (SP) para atuar em UTIs na linha de frente contra a covid-19.

O projeto conta com o apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), com aproximadamente € 4,5 milhões de recursos para aquisição das unidades móveis de saúde. A Mercedes-Benz contribui ainda com os caminhões, motoristas e outros recursos administrativos, totalizando em torno de € 1 milhão em força de trabalho.

Em Betim, a carreta tem ajudado a diminuir a sobrecarga da rede de saúde, além de auxiliar a prefeitura no atendimento oftalmológico da rede pública. Espera-se que aproximadamente mil consultas sejam realizadas por encaminhamento do SUS até o dia 21 de maio.

Já a unidade móvel de saúde de Campinas foi projetada inicialmente para atendimentos nas áreas de Odontologia, Ginecologia, Oftalmologia e Telemedicina. No entanto, devido à pandemia da covid-19, o foco passou a ser, temporariamente, o treinamento de profissionais de saúde para atuar na linha de frente de combate à covid, em leitos de UTI.

“Estamos aproximando pessoas com o objetivo de levar tratamento e serviços básicos de saúde a quem não tem assistência médica. Uma contribuição importante para o país, que beneficia a sociedade brasileira e mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social”, afirma Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz Brasil, adiantando que a expectativa de atendimento é de mais de 250 mil pessoas em três anos.


Momento Odontologia #95: Odontologia pode ser importante aliada no combate à violência doméstica

Entretenimento

Muitos dos sinais de violência doméstica podem ser identificados por cirurgiões-dentistas no momento do atendimento odontológico. “Sinais como hematomas, contusões ou lacerações na face, na cavidade oral, chamados ferimentos orofaciais, podem ser considerados sinais relacionados à violência”, diz o professor Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani, da Faculdade de Odontologia (FO) da USP. Além deles, lesões mais específicas, lábios machucados interna ou externamente, mobilidade ou fratura de dentes decorrente de trauma, a língua apresentando lacerações, “também podem ser considerados fortes sinais da violência”.

Para ouvir o podcast na íntegra, clique aqui.


Flexcera: resinas de alta resistência para impressão 3D

Produto

Projetados para fornecer uma solução de dentadura impressa em 3D sem comprometimento da força ou estética, os materiais Flexcera da Desktop Health incluem Flexcera Base e Flexcera Smile.

Os produtos foram aprovados para uso exclusivo com impressoras 3D EnvisionTEC e podem ser usados em um fluxo de trabalho para fornecer próteses no mesmo dia, sem comprometer sua qualidade. A solução pode ser usada para produzir até oito dentaduras em menos de 2 horas. Os materiais oferecem alta fratura e resistência à umidade, para fornecer próteses duráveis.

A previsão é de que os materiais Flexcera estejam disponíveis nos EUA e Canadá até o final de junho.


Instrumentação em Endodontia – rotatória, reciprocante e suas implicações clínicas

Professor Convidado

O vídeo que trouxemos hoje aborda dois tipos de instrumentação em Endodontia: a rotatória e a reciprocante. Nele, o professor Túlio Gama fala sobre as especificidades de cada uma, bem como de suas implicações clínicas.

Confira clicando aqui ou na imagem acima.


Já volto!

A saudade já bateu né? Não tem problema! Voltamos amanhã com todas as NewZ que você precisa para enfrentar mais um dia. Até breve!

Que bom te ver de novo!

O tratamento periodontal é seguro para pacientes com doenças cardiovasculares?