in

Existe relação entre a periodontite e a doença de Alzheimer?

O comprometimento cognitivo leve (CCL) é definido como um declínio cognitivo superior ao esperado para a idade e o nível de educação. No entanto, ele não interfere notavelmente nas atividades do dia a dia.

Indivíduos com CCL com queixas e déficits de memória têm um alto risco de progressão para demência, particularmente para doença de Alzheimer (DA). A saber, a DA, um distúrbio relacionado à idade, é a forma mais comum de demência, e também é um termo geral usado para descrever as condições que ocorrem quando o cérebro não mais consegue funcionar corretamente. É uma condição que tem aumentado exponencialmente.

DA e periodontite

Desse modo, as pesquisas sobre a DA focam na busca de fatores de risco modificáveis para a doença, uma vez que atualmente identificaram-se apenas fatores de risco não-variáveis. A relação entre a periodontite e a DA vem sendo investigada nesse contexto.

Em uma busca no PubMed, relevante base de dados científicos, verifica-se que nos últimos dois anos houve quase 20 artigos publicados sobre o tema. Selecionando os três mais recentes, é possível perceber que:

  1. O lipopolissacarídeo (LPS) de um importante patógeno periodontal, o Aggregatibacter actinomycetemcomitans (Aa) – sorotipo b, foi notavelmente imunogênico, induzindo, assim, a produção de citocinas pró-inflamatórias na microglia ou em células hipocampais mistas, in vitro.⠀⠀
  2.  A exposição cerebral contínua ao LPS de outro patógeno periodontal, Porphyromonas gingivalis (Pg), não foi prejudicial em indivíduos saudáveis, mas sim nos mais idosos, em modelo animal. Desse modo, os autores sugerem que a prevenção contra a infecção por Pg no líquido cefalorraquidiano poderá contribuir para um melhor prognóstico em pacientes com DA.
  3. Indivíduos com periodontite tiveram um risco maior de desenvolver demência e DA, em comparação com participantes sem periodontite, em estudo longitudinal populacional. Essa associação se manteve verdadeira após ajustes para comportamentos e estilo de vida, por exemplo, tabagismo, consumo de álcool e atividade física.

Mais estudos

Um último consenso sobre Medicina Periodontal foi publicado em conjunto pela Academia Americana de Periodontologia e pela Federação Européia de Periodontologia. Ele destacou a necessidade de mais estudos prospectivos e com informações detalhadas sobre medidas clínicas periodontais e da função cognitiva.

Ressaltou-se que dadas as limitações do tratamento da DA, a identificação de fatores de risco modificáveis para o declínio cognitivo é de grande importância.

E aqui eu complemento que precisamos sempre falar sobre Medicina Periodontal, e que saúde é uma coisa só. Bucal, oral, sistêmica, geral, cerebral, saúde é saúde sempre!

Autor: Mariana Fogacci

O seu paciente já não é mais tão paciente

Fidelização por meio do atendimento