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Rei leão na Odontologia: efeito manada!

Recentemente foi lançado o remake de “O Rei Leão”, um dos principais filmes da Disney. E aí você pode pensar “Mas Fellipe, qual relação do filme com a odontologia?” Vou te explicar! Existe uma parte do filme, em que o Rei Mufasa, cai de um penhasco e é engolido pela manada que passava pelo local. É justamente sobre este efeito que eu quero falar hoje: o efeito manada.

Você já parou para estudar as movimentações que existem na odontologia? Na verdade, em todas as profissões da saúde, mas para cirurgiões-dentistas esse efeito é mais evidente. Te convido a refletir junto comigo sobre um passado recente de nossa profissão. Quando a ortodontia começou a ganhar força e as pessoas começaram a enxergar valor, deu-se início a uma corrida pelos cursos de especialização em ortodontia. O mercado começou a saturar de profissionais de orto, os preços começaram a despencar e, hoje em dia, vemos profissionais cobrando 40 reais a manutenção (apesar de particularmente eu não gostar do termo manutenção) e ainda profissionais pagando para o paciente tratar com ele, e quando digo pagando é literalmente isso.

Vamos trazer para a atualidade. Recentemente, a bichectomia virou febre entre os colegas dentistas. Todos queriam fazer um curso, pois bichectomia era a salvação para qualquer negócio. Agora vem cá, você tem ouvido falar nela atualmente? Ou se você fez o curso, quantos pacientes você já atendeu? Esse procedimento tem ficado fora dos holofotes atualmente. Mesma coisa tem acontecido nesse instante com a harmonização facial. Começou um tal de harmonização pra cá, harmonização pra lá. É um pensamento de que, se o negócio não está bom, vamos fazer harmonização que vai dar dinheiro e vai ser a salvação. E aí acontece justamente a temática principal deste artigo, o efeito manada!

Surge algum procedimento e aí todos os dentistas querem ir correndo fazer um curso, uma pós-graduação, qualquer coisa, por que essa vai ser a salvação do negócio. Só que, acontecendo este efeito manada, o tal procedimento começa a cair devido ao alto número de profissionais no mercado fazendo os mesmos procedimentos e, consequentemente, o preço também despenca.

Mas Fellipe, como fugir do efeito manada?

Para iniciar nossa conversa de forma concreta, deixa eu te fazer uma pergunta: Quem é o seu público-alvo? Bom, se você não sabe nem o que é público-alvo, ou ainda não o definiu, corre aqui neste artigo e confira algumas dicas minhas para fazer isto pra ontem! Lembre-se, não existe projeto bem-sucedido sem público-alvo bem definido. Acredito que a dica mais importante deste artigo foi dada. Tudo depende do seu público-alvo.

Se eu tenho uma clínica voltada à 3ª idade, é coeso que eu coloque meus profissionais para realizarem curso de fluorterapia, por exemplo? Tenho certeza que com esse exemplo besta, você leu e teve até uma afeição de estranheza. É exatamente assim que devemos pensar. Será que o meu público-alvo quer isso? Será que eu vou ter demanda pra isso? Qual é o lucro que este procedimento me gera? Viu só que com uma provocação, seu pensamento já teve algumas dúvidas sobre fazer ou não?! É exatamente assim que eu e a grande maioria dos consultores em saúde quer que você pense.

Captação de pacientes

Sobre captação de pacientes, por exemplo, a moda agora é Instagram. Então vamos lá, todo mundo pro Instagram, fazer Botox Day que vai dar certo…. claro que não! Tudo depende do seu público-alvo. E abrindo um parêntese aqui, para com esse negócio de sei lá o que day, clareamento week, e sei lá mais o que…. Você está acostumando o seu paciente a só te procurar em épocas de descontos e/ou condições especiais. Lembre-se: você é um dissipador da educação em saúde, aja como tal!

Não é para entrar no efeito manada e achar que fazer o que todo mundo tem feito vai ser a resolução de todos os seus problemas. Esse nem sempre é o caminho. Na verdade, talvez seja por isso que a odontologia como um todo tem sido tão desvalorizada. Voltando à analogia com o filme “O Rei Leão”, quando o Mufasa cai na manada, o que acontece com ele? Ele é pisoteado e morre.

Então para encerrar este artigo, uma pergunta: você quer mesmo entrar na manada ou prefere entender o seu mercado, entender o comportamento e anseios do seu público-alvo? Espero que agora você realmente comece a pensar no seu consultório/clínica como um negócio e não entre no efeito manada!

Grande abraço e até a próxima.

Autor: Fellipe Dias da Silva
Especialista em Gestão, Marketing e Empreendedorismo para área da saúde. Atua como Consultor Pleno, Palestrante e Gerente de Relacionamentos Sul-Americanos na TOMAZ Gestão e Marketing. É Cirurgião-Dentista, possui MBA em Comunicação e Marketing, Pós graduando em MBA em Gestão de Clínicas Médico-Odontológicas, Pós graduando em “Executive MBA in Health Management” (BBI of Chicago).
E-mail: fellipe@tomazmkt.com.br
Instagram: @drfellipedias
Site: http://www.drfellipedias.com.br/

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